OBJETIVOS

O programa tem como objetivo proporcionar ao aprendiz o exercício de sua cidadania por meio de uma formação pautada em valores que contribuirão com o futuro digno de jovens refletindo em atitudes adequadas na família, no trabalho e na sociedade.

À pessoa com deficiência na condição de aprendiz, o programa tem como meta sua inclusão no mercado de trabalho, visando posteriormente o cumprimento da lei de cotas nº 8.213/91, com profissionais devidamente qualificados.

PRIMEIRO EMPREGO

Um desafio para adolescentes e jovens

Um desafio para o jovem que se interessa ou necessita trabalhar é encontrar uma primeira oportunidade de trabalho que respeite sua condição de pessoa em desenvolvimento e garanta seus direitos trabalhistas e previdenciários, sem deixar de estimulá-lo a continuar os estudos e o desenvolvimento profissional.

O direito à profissionalização, por meio de contratos de trabalho especiais, está garantido na Constituição Federal de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei 8.069 de 1990) e, mais recentemente, no Estatuto da Juventude, promulgado pela Lei 12.852, de 05 de agosto de 2013.

Estudos demonstram que o desemprego e a rotatividade são muito maiores entre os jovens – não por que eles não sabem o que querem ou por que o mercado não os queira, mas por que, na grande maioria das vezes, o ingresso no mercado de trabalho se dá de forma precária, sem acesso à qualificação adequada e com jornadas que desestimulam a continuidade dos estudos. Esta tem sido uma preocupação permanente do Ministério do Trabalho e Emprego, pois os primeiros passos na vida profissional são determinantes não apenas para o futuro dos jovens, mas também para o futuro das empresas e do País.

QUEM PODE PARTICIPAR

Jovens com idade a partir de 15 anos e menores de 24
-Matriculados em escolas públicas cursando no mínimo o 1º ano do ensino médio;
-Com renda familiar per capita não superior a um salário mínimo e meio;

Pessoa com deficiência:
-Ter idade mínima de 15 anos;
-Ser comprovada a deficiência através de laudo médico;
-Estar matriculado em escolas regulares de ensino comum ou especial. 

ETAPAS DO PROGRAMA

1 – Pré-inscrição no site aproveh.org.br 
2 – Inscrição (aguardar contato da equipe APROVEH)
3 – Treinamento Inicial
4 – Processo Seletivo na Empresa Parceira
5 – Aprendiz Contratado:
– Aprendizagem Prática na Empresa
– Aprendizagem Teórica na APROVEH
6 – Certificado
7 – Programa de Empregabilidade